quarta-feira, 14 de março de 2012

Mensagem de Dom Valdemir sobre o Primeiro Sínodo Diocesano de Floriano




Mensagem ao “Povo de Deus”  

No dia 19 de outubro de 2010, na Festa de São Pedro de Alcântara, Padroeiro Diocesano, convocamos o primeiro Sínodo da nossa Igreja Diocesana, sendo concluído no dia 05 de fevereiro de 2012, depois de cinco assembleias sinodais, cujo Documento será publicado oportunamente, e que será revisado e atualizado após cinco anos, de acordo com o Decreto de Promulgação da Legislação do Primeiro Sínodo da Diocese de Floriano.

À luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011 – 2015, a Diocese de Floriano, em meio às tristezas e angústias, alegrias e esperanças (cf. GS, 1) na sua incessante atividade missionária, escuta os sinais dos tempos, avalia suas práticas pastorais, discerne novos objetivos e aponta novos caminhos para sua ação evangelizadora.

Impulsionados pelo Espírito Santo e de olhos fixos no Cordeiro, acolhemos como Dom de Deus os resultados finais do nosso primeiro Sínodo. Assim, voltados para o Senhor Jesus, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6), temos em mãos um instrumento fundamental, útil e necessário para o permanente processo da comunhão diocesana que nos ajudará a desenvolver com maior segurança, alegria e ardor missionário a “Nova Evangelização” que fecundará a seara do Senhor nas terras do cerrado piauiense, mas, sobretudo, na terra fértil do coração de cada fiel e de cada homem e mulher de boa vontade.

Empenhar-nos-emos em ser uma Igreja em estado permanente de missão, de modo a “suscitar em cada batizado e em cada forma de organização eclesial uma forte consciência missionária, sem a qual os discípulos missionários não contribuirão efetivamente para o novo que haverá de surgir na história” (DGAE, 31).

Somos interpelados a “sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e esperança” (DAp, 548). Cabe-nos, portanto, como Igreja Diocesana, ”ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo”.

O nosso tempo “é um tempo de testemunho” (DGAE, 33). Para tanto, nos acompanhem os Santos Padroeiros de nossa Catedral, Matrizes e Capelas – “homens e mulheres de fé, esperança e caridade” – a fim de que, estimulados por seu ardor e fidelidade apostólicos, sejamos também “verdadeiros portadores de luz dentro da história” (DCE, 40).

Chamados que fomos “a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia nossa missão” (DAp, 11) e a considerar “as atuais circunstâncias da Diocese de Floriano e a necessidade de projetar seu futuro dentro dos apelos da ação evangelizadora” (Decreto de Convocação do I Sínodo Diocesano), recorremos a “Maria, Mãe do Senhor e espelho de santidade” (DCE, 41), para que nos acompanhe na caminhada, alicerçando-nos na unidade e comunhão diocesanas e ajudando-nos a “evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo” (DGAE, 2011-2015).

Rezemos, pois, confiantes: “Santa Maria, Mãe de Deus (...), mostrai-nos Jesus. Guiai-nos para ele. Ensinai-nos a conhecê-lo e amá-lo, para podermos também nós tornar-nos capazes de verdadeiro amor e de ser fontes de água viva” (DCE, 42).

Dom Valdemir Ferreira dos Santos
Bispo Diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário