sábado, 23 de julho de 2011

Comemoração do Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe


Neste mês, grupos e associações de mulheres preparam extensa programação para comemorar o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe. A data, comemorada no dia 25 de julho, traz para o debate e a conscientização o tema: “Autonomia e igualdade para as Mulheres Negras”. Em Goiás, o mês inteiro será marcado por mobilizações e atrações artístico-culturais.

O Fórum Estadual de Mulheres Negras de Goiás, tendo o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado na coordenação, lidera as comemorações do dia 25 de julho, “Dia da Mulher Negra na América Latina e no Caribe”, como parte de sua luta para promover as mulheres negras, combater a violência e a discriminação racial e de gênero, construindo um mundo em que a diversidade seja valorizada.

A temática “Autonomia e igualdade para as Mulheres Negras” será abordada de forma ampla, focalizando e denunciando as hierarquias que excluem as mulheres negras de participar da produção e socialização dos bens materiais e culturais será uma etapa deste ano, para as mulheres negras em Goiás. Serão realizados encontros e distribuição de material impresso sobre o Dia da Mulher Negra em: Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Goiânia. Confira a programação abaixo

Histórico
Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras, reunidas para o 1º. Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe, firmaram o 25 de julho como o Dia da Mulher Negra da América Latina e Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão, luta e festividade.

Essa data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher, à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras no intuito de visibilizá-las, possibilitando assim a discussão de temas relativos à condição das mesmas, apontando para a superação das desigualdades históricas baseadas na opressão de classe, gênero e raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário